Dentre os tipos de contrabaixo, existem diversos, desde os que possuem 4 cordas até raramente 7 cordas, além do baixo sem trastes (Fretless).
Contrabaixo Acústico
Sendo o primeiro contrabaixo, era muito grande e pesado, era utilizado em diversos tipos de música, atualmente é comum ser utilizado para rockabilly e jazz.
Baixolão
Sendo feito nos anos 70, baseado no violão, foi criado um contrabaixo acústico mais simples para acompanhar músicas acústicas.
Contrabaixo de 4 cordas
É o mais comum e utilizado, tanto no contrabaixo acústico como no elétrico, é o mais simples de ser tocado, e possui um espaçamento maior entre as cordas.
Possui afinação desde a mais aguda até a mais grave, GDAE (Sol, Ré, Lá, Mi)
Contrabaixo de 5 cordas
Possui uma corda grave a mais, sendo muito utilizada no Heavy Metal, por utilizar muitas notas graves
Possui afinação desde a mais aguda até a mais grave, GDAEB (Sol, Ré, Lá, Mi, Si)
Contrabaixo de 6 cordas
Geralmente utilizado por baixistas profissionais, não é muito utilizado no Rock ‘n Roll, é comum no Funk/Soul e jazz.Possui um espaçamento muito pequeno entre as cordas, é muito utilizado para acordes, porque possui 6 cordas.
Possui afinação desde a mais aguda até a mais grave, CGDAEB (Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si)
Contrabaixo sem trastes (Fretless)
Criado por Bill Wyman(que viria a ser o futuro baixista dos Rolling Stones) enquanto estava em uma banda nos anos 50, foi retirado os trastes de metal da escala de seu baixo, tendo uma escala como o dos antigos contrabaixos acústicos, gerando um som grave e abafado, porém, só veio a ser popularizado com o baixista de jazz Jaco Pastorius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário